(As desculpas pelo lapso no resultado final do jogo, que já se encontra rectificado)
Domingo, 4 de Março - 16 horas
Por tradição, estes jogos entre as equipas do Sporting e do Clube Desportivo de Paço de Arcos, nos últimos tempos, têm-se revestido de um protogonismo exagerado, por vezes exacerbante, quer entre os atletas, quer entre os apoiantes e simpatizantes de cada uma das equipas que são normalmente os familiares mais próximos dos atletas.
O culto do protogonismo e o cultivo das vitórias desportivas ao maior preço, não farão nunca a apologia do desporto entre os mais jovens praticantes.
Os seus reflexos negativos já se notaram em jogos anteriores, onde a ansiedade, o nervosismo e o medo de "perder" se manifestam antes, durante e após os encontros.
Os jovens devem jogar o jogo pelo jogo, pelo prazer, pelo divertimento, pela competição desportiva normal, pela amizada criada entre companhiros e antagonistas, apenas e quando em campo de jogo.
O culto da vitória, nunca dará bons frutos, em futuro muito mais próximo do que esses mentores, supostamente pensam.
Um jogo, é um jogo, não mais que isso.
O resulado final é importante em termos competitivos, mas este, também, não mais que isso.
O mundo não vái acabar, ficar melhor ou pior, por via deste minúsculo confronto, sem qualquer significado no futuro do Universo pessoal da vida de cada um dos participantes ou espectadores.
A satisfação do Ego de cada um, em nada contribui para a modificação de todos os que o circundam.
Jogue-se o jogo, disfrute-se o momento.
Atente-se a que, dos muitos milhares de praticantes desportivos na maioria das modalidades, mas em especial do Hóquei em Patins, apenas uma pequenissima percentagem, vão ter hipótese de em futuro próximo ou remoto, virem a pertencer a uma pequena mão cheia de equipas que podem augurar ao topo das melhores deste pequeno país.
A tradição manteve-se.
Um jogo bem disputado onde, desde os primeiros minutos, não foi sentida superioridade de nenhuma das equipas.
Como habitualmente, acontece com a equipa o Sporting, o jogo não lhe correu de feição e passou a jogar enervada, sem convicção, usando e abusando do seu sistema de jogo, em jogadas individuais e já conhecidas de jogos anteriores, que foram sempre "mortas" pela defesa do CDPA.
Este sistema de jogo já não se enquadra para atletas com estas idades e com os conhecimentos técnicos e tácticos, como os elementos da equipa da Linha.
O CDPA, jogando em equipa, resguardando a bola dos seus adversários e fazem sucessivas trocas entre si, retirou a iniciativa individualista de jogo aos " craques" adversários.
Ao intervalo o nulo denunciava que a igualdade poderia prevalecer durante bastante mais tempo.
Todavia na segunda parte, o CDPA acentou melhor o seu jogo e em duas, das muitas oportunidades que teve, marcou.
Marcou merecidamente, pois no compto geral das duas partes foi o justo vencedor.
Uma vez mais, ficou demonstrado que as doses do "dopping" psicológico com que os jovens sportinguistas são continuamente "injectados", pelos familiares e responsáveis pela equipa, produziu efeitos negativos.
Destacamos a actuação de ambos os guarda-redes.
A descontração e o estado de espírito, demostrados por uns e por outros elementos de cada uma das equipas, durante e após o jogo, são reflexo do negativismo de se querer fabricar pequenos "idolos" à força.
Sem qualquer contestação, o CDPA foi o vencedor desta primeira volta.
Alinharam e marcaram pelo CDPA: Alexandre (GR), Diogo (GR) (não utilizado), Andre , Márcio (1), Dário (não utilizado), Leonado, Luis,( não utilizado) João Miguel, João Paulo (1)
(Fotos publicadas em 09/03/2007)
20 comentários:
Impõe-se a correcção, o resultado foi 2 a 1 a favor do CDPA e os golos foram marcados pelo João Paulo e pelo Márcio. Parabéns às equipas pelo fairplay, e também aos adeptos que desta vez (ao contrário de outras) se limitaram a apoiar as suas equipas e os seus miúdos.
Notável foi a demonstração de superioridade da equipa do CDPA perante uma equipa do Sporting cada vez mais resignada à superioridade da nossa equipa. Assim continue!
O jogo esteve sempre controlado mesmo sem o contributo do André - que é como se sabe um excelente jogador e a força desta equipa - em grande parte do jogo. Na minha opinião o resultado não reflecte a superioridade do CDPA que teve o jogo mais calmo (por mérito dos nossos miúdos), desde que eu me lembre em visitas ao Tojal, o resultado justo seria 5/6 a 2.
Esta equipa continua invicta (até quando?) desde o início da época, num total de 27 jogos oficiais, 26 vitórias e apenas 1 empate (concedido de forma anormal), parabéns pois aos atletas, treinadores e à secção (mais nenhuma se mantém invicta neste escalão). Há que manter a humildade e alegria e se possível aumentar a exigência e o espírito de conquista.
A verdade é que se mudou de treinador e a equipa manteve-se unida e serena. A obrigação de todos é apoiar em qualquer circunstância, a equipa, o treinador e a secção.
A força desta equipa vem da sua homogeneidade e da qualidade de todos os seus atletas, importante é continuar a garantir que o seu nível se mantém equiparado, pois por estes miúdos - não só por eles - passa o futuro do clube. Haja o discernimento e a coragem de os manter juntos e unidos não caindo na tentação de fazer prevalecer critérios mais imediatistas, separando a equipa já para o ano. É que não há regra sem excepção e se a regra diz que um plantel deverá ser formado por 10/12 atletas, não será por mais dois ou três que não vão existir condições de trabalho e se vai por em causa o sucesso desportivo. Assim haja planeamento e organização.
Há atenção da Direcção do CDPA.
Ass: Paulo Monteiro
Este senhor Paulo Monteiro é só rir.
Proponho desde já aos Pais e Encarregados de Educação os meninos desta equipa para fazerem uma colecta e oferecerem o curso de treinador a este senhor.
Mais em Janeiro há eleições e desde já desafio o senhor a candidatar-se a Presidente ou a formar uma lista e ser Director dos Desportos, pois pelo que sei o senhor até estava integrado no projecto da actual Direcção enquanto seccionista mas o seu umbigo é mais forte que o sentimento de ajudar o CDPA.
Sirva o CDPA e não se sirva dele, como muitos.
Até parece que está a proteger o futuro do seu filho. Como dizia um outro iluminado e passo a citar "Há por aí muitos clubes na moda, senão estão bem ...".
Tenham juizo, o que andam por aí a dizer é ridiculo, e só afecta os miudos, porque como devem já ter reparado ninguém liga a estes desafios lançados pelo senhor e pelos aquarianos.
O Sr.Director devia ter a coragem de assumir e assinar o comentário que escreveu.
"Sirva o CDPA e não se sirva dele"...deve estar a ver-se ao espelho!
Embora não tenha tido a frontalidade de assinar o seu comentário, ainda assim lhe respondo visto que “quem não deve não teme”. Não me refugio é em críticas às escondidas e fomentando divisões, pois é isso que mina o trabalho dos clubes e das direcções. O que eu tenho a dizer digo-o a qualquer pessoa e assumo-o.
Fique desde já a saber que o que eu quero para o meu filho não é que seja jogador profissional de hóquei e não se preocupe quanto a isso que ele tem e terá as suas prioridades bem definidas. O que acontece é que o meu filho como outros adora o clube e identifica-se muito com ele (tem 12 anos e iniciou a sua formação no CDPA aos 3 anos). Porventura para si isso não significa nada, para ele e para mim representa muito.
Mas não é só ele, são ainda muitos felizmente os exemplos que lhe poderia dar.
Quanto ao facto de servir ou não o clube fale com os treinadores com quem tive o prazer de trabalhar e pergunte-lhes. Nem me vou alongar sobre isso.
De facto deixei de ser seccionista e expliquei as minhas razões à Direcção, à minha colega seccionista e aos treinadores, a si se o entender terei todo o gosto em explicar-lho pessoalmente. Aceito é de bom grado o curso de treinador porque gosto da modalidade e entendo que o saber não ocupa espaço.
Terá é que me explicar em que medida os meus comentários afectam os miúdos, pois se assim for serei o primeiro a retratar-me.
Aceite os meus cumprimentos,
Ass: Paulo Monteiro
estive lendo o vosso comentário ao jogo e respectivos comentários ja feitos, é triste quando lemos toda a sua conversa antes de comportamentos e facciosismos,voçes ate nos marcadores nao metem o golo do scp e nos marcadores metem tres jogadores a marcar e triste ,e nós é que somos facciosistas.Os vossos comentários emtodos os jogos é sempre o mesmo as equipas adversárias nunca jogam,nunca tem mao no jogo, mas voçes nao, tem sempre maturidade, controle no jogo, por issi que pelo menos um jogador vosso faz sempre as mesmas palhaçadas de sempre cai no chão sozinho esta lesionado individualista, tambem nao sao só os nossos mas quem ri por ultimo ri melhor.Já o ano passado o SCP nunca ganhou ao PA mas no fim ficamos á vossa frente.
Para a pessoa do sporting que escreveu o comentário: Não são as pessoas do paço de arcos que vão ver os jogos do sporting a torcer pelos adversários como por exemplo, no jogo paço de arcos-sintra.Só que depois virou-se o feitiço contra o feiticeiro:quem perdeu com o sintra foram voçês...4-1.
Sr. Paulo Monteiro
Quando referi que os seus comentários afectam os miudos, o mesmo se passa com os paizinhos, que são alimentados por essa ideia que os meninos devem continuar todos juntos, e se a decisão dos técnicos em conjunto com a direcção for ficar apenas com 12/13 miudos no máximo, quem vai sair com as espectativas furadas são os miudos.
Quem julga que todos estes miudos vão estar toda a sua formação desportiva no CDPA não conhece a realidade. A selecção é natural e a partir dos Iniciados é natural que comecem a ser criadas as equipas de competição do clube, pois a existe naturalmente a transição da formação para a competição.
Será que o senhor julga que os vossos miudos não vão ler nunca estes comentários.
Pergunte ao seu filho se nunca viu o blog da equipa dele.
Obviamente que as posições pouco reflectidas e que só demonstram o total desinteresse pelo futuro do CDPA mas sim pelos seus interesses pessoais, afectam os miudos, ou o Sr. acredita que para o resto da vida os miudos vão andar sempre juntos.
É só rir.
Em resposta ao outro senhor que se refere a mim como Sr. Director, só uma palavra, anda longe como sempre da verdade.
Torna-se evidente que o senhor não percebe a minha argumentação e usa a palavra formação no sentido restrito, de certo não terá bem assimilado o lema do CDPA.
Ninguém disse que os miúdos vão continuar sempre juntos, o que aqui está em questão é se os miúdos para já têm condições de continuar juntos, isto é, se é reconhecido o seu potencial e o que eles valem como equipa. Fale com outras pessoas e ouça a sua opinião. Ninguém tem a veleidade de pensar que eles vão continuar assim até seniores. Há um momento para tudo, a selecção faz-se sempre e não me parece que tenha que se fazer necessariamente nos Iniciados.
Quanto aos miúdos, são mais espertos do que o que pensa, ou julga que estes assuntos não são falados por eles e não ouvem outros comentários, esses sim mais perniciosos.
De resto a sua opinião não deixa de ser válida e de certo haverá mais pessoas com a mesma opinião. Agora não deixe de considerar a dos outros e aceite isso com espírito desportivo.
Isso do que é o interesse/desinteresse pelo futuro do CDPA levaria a uma longa conversa. Olhe o facto de o estarmos a discutir abertamente já é um bom sintoma é sinal que o clube está bem vivo!
Ass: Paulo Monteiro
Não sei quem é que zela mais pelos seus interesses pessoais...
nao sei como podem dizer iso do paulo monteiro sou mae dum jogador e tenho medo de dizer quem. acho que o paulo tem razao. e é veradeiro
É só rir é só rir é mas é de chorar.
O pm tem razão e quem ri poo último ri melhor
Nunca se esqueçam de que todos têm razão! a sua razão cheia de sentimentalismos, interesses e pensamentos ignobeis. É assim em todo o Lado. Belos umbigos. Parabéns!
Aquilo que os adultos gostam é de confusão! discutem com o vizinho, com o padeiro, com a professora, com o chefe e no fim do dia no Clube. Realmente é um dia terminado em beleza. Mas depois chegam a casa e só sobra frustações. Sejamos inteligentes e se há ideias e bons projectos para o Clube - isso agradecesse - vamos discuti-los em sede própria. É lá que eles podem ser valorizados e não nas discussões de copos e nas bancadas. Sejamos uteis, na vida, ao Clube e a nós próprios. Vamos valorizar a inteligencia de Todos e de cada um em particular. Compreendo que não seja fácil, mas aceitem o repto!SEJAM UTEIS AO CDPA!
Retiro-me desta discussão. O essencial sobre o assunto já o disse e não me apetece acrescentar mais.
Apenas digo que é muito fácil ter opiniões e emitir considerações escondido sob a “máscara” do anónimo.
Cumprimentos a todos,
Ass: Paulo Monteiro
Medo?Medo de quê?Tem medo que o seu filho deixe de jogar?Que deixe de ser titular?Ou tem medo que o seu filho seja dispensado?
Os atletas têm que ser eles mesmos e jogar por mérito próprio e não por os pais andarem a engraxar tudo e todos.
Essa é mesmo a realidade. Medo de quê? Quem não jogar por mérito, um dia cai e o tombo será grande. Pior é que quem sofre sempre mais são os miúdos, inclusivé com as frustações dos pais!
Paulo,o anonimo não tem coragem para dizer quem é.
Não dês troco que " os caes passam e a caravana passa" e " Vozes de burro não chegam ao céu"
Fantástico! continuem a olhar para os vossos umbigos e não se relaxem, porque o verão vem aí e têm de estar em forma!Tomem juizo e deixem os putos serem eles próprios! É vergonhoso ver tanta gente a dar importância a porcarias. Tomem conta é das vossas atitudes e comportamentos, pois são belos exemplos para quem é educador!Os vossos filhos lá no fundo devem ter um orgulho imenso disso! Sou um expectador muito assíduo e o potencial existe, mas não atrapalhem, ajudem para eles se enfrentarem a si próprios!
O ditado é "os caes ladram e a caravana passa"! Os "caes" ladram e muito e o tempo vai passando. O problema é que só ladram, não mordem!
Quando um pai diz(de copo na mão, entenda-se): "o meu filho joga em qualquer clube, tem um potencial fabuloso" é-se capaz de tudo. Até de não ver que só prejudica o puto e a si próprio!
Enviar um comentário