10 junho 2007

Vila Nova de Famalicão - Final Four de Hóquei em Patins - Infantis

Mapa da Região
Mapa da cidade
Uma comunidade com personalidade histórica e cultural Com uma rica e variada tradição cultural que remonta aos tempos pré-históricos, a comunidade famalicense tem-se afirmado com uma personalidade própria e bem definida. Os castros nos cimos dos montes, as pontes que abraçam as margens dos rios, as igrejas que reflectem espiritualidade, a nobreza das casas solarengas, os usos e os costumes do amanho da terra, a riqueza do artesanato e rica gastronomia são um testemunho vivo de uma comunidade que constrói o futuro a cada momento. Mas Famalicão é também uma terra profundamente entranhada na vida trágica de um dos seus maiores vultos da literatura portuguesa: Camilo Castelo Branco. Em S. Miguel de Ceide viveu e escreveu até à cegueira e ao desespero, retratando com génio a sociedade portuguesa.A Casa Museu de Camilo, património do município, é bem o exemplo vivo da vida do "maior romancista da Península Ibérica".
Locais de interesse a visitar
Ponte
Museu de Caminho de Ferro
AGENDA
Cultura e Lazer
  • 22.SEXTA-FEIRA 15h00_biblioteca municipal camilo castelo branco - auditórioTEMOS VISITAS!As crianças do Jardim-de-infância de Valdossos - Fradelos, instituição integrada no projecto "Leituras do Ave", vêm à Biblioteca apresentar, em forma de festa de final de ano, actividades (teatro, dança, música), todas elas baseadas no conto tradicional "A Galinha Medrosa" (António Mota).Marcações Telefone 252 312 699 (Maria João)
  • 21h30_casa das artes - grande auditórioI MOSTRA DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA DA CASA DAS ARTESPARTE IIGALANDUM GALUNDAINA + FOLC D´AVE Entrada 7 euros Duração 150' Classificação M/3 www.galandum.co.ptEm 1996 nasce o GRUPO DE MÚSICA TRADICIONAL MIRANDESA GALANDUM GALUNDAINA, e a Associação Cultural com o mesmo nome, com o objectivo de recolher investigar e divulgar o património musical, as danças e língua das Terras de Miranda. Este grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição musical desta terra que durante anos correu o risco de se perder.Os elementos do grupo nasceram e cresceram nas Terras de Miranda (Fonte de Aldeia e Sendim) onde adquiriram conhecimento directo da música que interpretam através do ambiente familiar e do convívio com os velhos gaiteiros. A par desta vivência tradicional, todos os elementos têm formação académica na área da música. Os instrumentos usados são réplicas de outros muito antigos, mantendo o aspecto e a sonoridade dos mesmos. Os trajes com que o grupo se apresenta são de confecção manual e tradicional. ASSOCIAÇÃO FOLC D´AVE nasce em 14 de Abril de 1989, com sede em Ribeirão, Famalicão. Este grupo dedica-se à recolha e divulgação da música tradicional e popular portuguesa, com maior incidência na Região do Vale do Ave. Conta com três gravações em CD e participação em espectáculos em todo o País e também Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha.Participou, ainda, em diversos programas de televisão. Brevemente, estarão novamente em estúdio, para gravar mais um CD com 14 temas, fruto da última recolha de músicas tradicionais desta região.
  • 21h00_espaço vida sã - vila nova de famalicãoA ARTE: EXPRESSÃO E RELAXAMENTOReservas Telefone 252316154 Telemóvel 913372784www.espacovidasa.com23.SÁBADO Uma comunidade com personalidade histórica e cultural

Sem comentários: